ponto critico
  Sábado, 4 de Abril de 2008
jornalluzilandia@hotmail.com
   
 
Parlatório 15/03/2020 - 09:58:08
Obesidade é doença mas pode ser evitada
 
Os brasileiros estão precisando melhorar seus costumes e manias para hábitos de vida mais saudáveis. Isso porque o excesso de peso e as doenças desencadeadas pela obesidade estão na maior parte da população adulta do país. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, 55% dos maiores com 18 anos nas capitais do país estão com excesso de peso e 19% estão obesas (Janary Bastos Damacena)
 
Comentários( 0 ) | ver todos | Comentar Matéria

Parlatório 11/02/2020 - 12:10:09

Oscar 2020: Democracia em Vertigem é ‘trabalho notável que vai ficar na história’

Na noite deste domingo (9) o Brasil pode, pela primeira vez, vencer um Oscar, prêmio mais importante da indústria cinematográfica. O filme Democracia em Vertigem concorre na categoria Melhor Documentário e tem concorrentes de peso como Indústria Americana, produzido pelo casal Obama. Independentemente do resultado, o filme já tem seu lugar de destaque entre as obras produzidas até hoje no Brasil, segundo o professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Henri Pierre Gervaiseau.

“O filme é muito bem documentado, com registros efetuados de forma observacional, e a idealizadora (a documentarista Petra Costa) tem a coragem de se colocar pessoalmente. Foi uma indicação muito procedente, sobretudo em um contexto em que a mídia, de forma geral no Brasil, contou uma versão um tanto distorcida e desfavorável a quem sofreu o impeachment”, disse ele, em entrevista ao Jornal da USP.

 
Comentários( 0 ) | ver todos | Comentar Matéria

Parlatório 11/02/2020 - 12:04:40

PT enfrenta desafios nos seus 40 anos de fundação

Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o PT comemora 40 anos na próxima segunda-feira (10). Hoje, com 53 deputados na Câmara Federal, a maior bancada junto com o PSL, continua sendo o mais importante partido de esquerda da América Latina, com cerca de 2 milhões de filiados. A legenda comemora as quatro décadas de existência com o Festival PT 40 anos, no Rio de Janeiro, entre esta sexta-feira (7) e domingo (9). Neste sábado, serão realizados debates e shows na Fundição Progresso (na Lapa, região central do Rio de Janeiro). Para as 18h, está programado o esperado diálogo entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o uruguaio Pepe Mujica.

O partido completa 40 anos com importantes desafios pela frente. Um deles é como se posicionar num cenário histórico em que o trabalho já não é mais baseado nos parâmetros do século 20, observa o economista Marcio Pochmann.

 
Comentários( 0 ) | ver todos | Comentar Matéria

Parlatório 11/02/2020 - 12:01:27

Fala de Paulo Guedes contra funcionalismo provoca mal-estar

Politicamente, a fala de Guedes contra os funcionários públicos é desastrosa. Sabendo disso, nesta segunda-feira (10), ele pediu desculpas. “Eu me expressei muito mal, e peço desculpas não só a meus queridos familiares e amigos, mas a todos os exemplares funcionários públicos a quem descuidadamente eu possa ter ofendido.”

Mas o pedido de desculpas parece ter sido inútil. O texto da reforma administrativa seria apresentado ao parlamento nos próximos dias, mas, com o clima criado pela fala do ministro, segundo o portal Uol, o governo não deverá mais enviá-lo imediatamente e “não há uma nova data definida” para isso.

 
Comentários( 0 ) | ver todos | Comentar Matéria

Parlatório 02/12/2019 - 08:27:45

Nassif: tragédia em Paraisópolis é resultado do estímulo à violência policial

Não há diferenças essenciais entre o governador de São Paulo João Doria Jr, o do Riode Janeiro, Wilson Witzel. Ambos privilegiam o genocídio ao estimular a violência policial com o excludente de ilicitude, com a mudança de critérios de promoção, deixando de computar a letalidade como ponto negativo.

A morte de sete pessoas, pisoteada em baile Funk em Paraisopolis não é ponto fora da curva: é consequência óbvia da política de desumanizar os moradores de periferia e de estimular a violência policial.

 
Comentários( 0 ) | ver todos | Comentar Matéria

 
     
 

Mensagem

A equipe e a participação do público estarão por trás das noticias, análises e comentários exclusivos na visão crítica dos acontecimentos em Luzilândia, no Piauí, no Brasil e no mundo.

 
     
     
   
     


Copyright 2003 - Todos os direitos reservados
SITE FILIADO À LITIS CONSULT - REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS
CNPJ nº 35.147.883/0001-41 / CCN Comunicação.com Nordeste
Jornalista Renato Araribóia de Britto Bacellar - Homenagem Especial
Luzilândia - Teresina - Piaui - Brasil
CEP:64049-600 - Rua Lemos Cunha, 1544 - Ininga- Teresina-PI
Telefone: (86) 8854-9660
jornalluzilandia@hotmail.com | jornalluzilandia@gmail.com