Home | Fale Conosco | Notícias | Harém Vip | Opinião | Pedro Alcântara | Zózimo Tavares | Edivan Batista | Senadinho | Ponto Crítico
|
||||
ECONOMIA![]() Black Friday: veja as dicas para não ser enganado“O consumidor deve evitar aglomerações. Se for o caso, o melhor é fazer as compras online para evitar contato social”, sugere o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Pedro Aurélio Queiroz 25/11/20, 11:14
![]() chamada Black Friday está de volta nesta sexta-feira, 27 de novembro.
E, com ela, a oportunidade para consumidores encontrarem produtos mais
baratos e para comerciantes esvaziarem seus estoques, de forma a renovar
prateleiras e atender novas demandas de seus clientes. ![]() ![]() Muitas das ofertas exaltadas em vitrines de
lojas ou telas de computadores parecem ser imperdíveis. De fato, algumas
são, mas outras não. Seja por desejo, necessidade ou vontade, o ato de
consumir representa uma pequena realização, carregando com ela
adrenalina, emoções e, em alguns casos, decepção -- o que pode ser
evitado, caso o consumidor adote algumas precauções. Pandemia Para piorar, 2020 é ano de pandemia. Assim
sendo, é desnecessário que, para aproveitar a melhor de todas as
ofertas, as pessoas se aglomerem em lojas. Diante desta situação, vale
ficar atento a algumas dicas de autoridades da área de defesa do
consumidor consultadas pela Agência Brasil. “O consumidor deve evitar aglomerações. Se for o caso, o melhor é fazer as compras online para evitar contato social”, sugere o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Pedro Aurélio Queiroz. Segundo Queiroz, se o deslocamento for
inevitável, deve ser feito com todo cuidado, com uso de máscara, álcool
gel, e com as mãos sempre sendo higienizadas. Os mesmos cuidados valem
para os estabelecimentos comerciais e seus funcionários. “O ideal é
ficar na rua somente durante o prazo necessário para realização da
compra”, disse. Ele sugeriu que fornecedores, especialmente neste ano de
pandemia, estendam o período de liquidação. Compras online Dados do Sistema Nacional de Informações de
Defesa do Consumidor (Sindec) apontam que as demandas de consumo via
internet “mais que dobraram” de 2019 para 2020, tendo como principais
assuntos vestuário, agências, operadoras de viagens e aparelho celular.
Entre os principais problemas registrados estão a demora ou a
não entrega do produto; cobrança indevida ou abusiva ou a falta
de pagamento de indenização. Segundo o diretor, a quantidade de demandas
no comércio eletrônico dobrou no site consumidor.gov.br . "Em 2020, os
três principais assuntos são vestuário e artigos de uso pessoal (roupa,
calçados, joias, bijuterias, malas, bolsas), aparelho celular e móveis e
colchões”. Os principais problemas neste ano foram
a não entrega/demora do produto; oferta não cumprida, serviço não
fornecido, venda enganosa, publicidade enganosa; dificuldade/atraso na
devolução de valores pagos; reembolso; e retenção de valores. Gato por lebre Além dos cuidados decorrentes das alterações
que a pandemia causou na relação entre cliente e lojista, há também os
cuidados de sempre, que os consumidores devem ter para evitar comprar
“gato por lebre”. Entre as dicas do Procon do Distrito Federal
está, em primeiro lugar, a de fazer antecipadamente o planejamento do
que se pretende comprar, “para não cair em tentação e acabar gastando
mais do que pode com ofertas que podem nem ser tão vantajosas”. A ideia é comparar os valores praticados,
“já que é muito comum nesta época do ano o comércio elevar o valor dos
produtos, para depois baixar o preço, simulando um super desconto e
criando a sensação de oferta bem vantajosa”. Outra dica do Instituto de Defesa do
Consumidor é observar as políticas de troca e devolução especificadas no
ato da compra. Segundo o Procon-DF, o prazo legal para o cliente se
arrepender da compra é de 7 dias a contar da assinatura do contrato ou
do ato de recebimento do produto ou serviço, “sempre que a contratação
ocorrer fora do estabelecimento comercial, no caso de vendas online” . “É necessário verificar a confiabilidade da
marca do produto e da loja que o vende, sendo loja física ou loja
virtual. O consumidor pode verificar a reputação da loja junto aos
órgãos de defesa do consumidor e na Junta Comercial do seu estado, assim
como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br e pela plataforma consumidor.gov.br”, acrescenta a lista de sugestões elaboradas pelo Procon. A plataforma consumidor.gov.br foi criada
com o intuito de ajudar na solução de conflitos, promovendo
gratuitamente a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de
produtos e serviços via internet. Nela, 80% das demandas têm sido
resolvidas e o prazo médio de resposta das empresas participantes é de
até 7 dias.
Caso a compra seja feita em uma loja física e o produto não tenha apresentado defeito, é aconselhável que o consumidor verifique qual é a política da empresa, para o caso de troca de produtos. “Há lojas que trocam o produto sem defeito em até 30 dias, por exemplo. Lembrando que a loja não está obrigada a trocar o produto que não tenha defeito”, explica Queiroz. Segurança de dadosDe acordo com o Procon, é importante que o consumidor fique atento à segurança de seus dados pessoais no momento de comprar estes produtos ofertados pela internet, “pois os índices de golpes e fraudes nesta época do ano aumentam significativamente”. O instituto sugere ao consumidor que esteja atento ao site, observando se ele possui CNPJ da empresa ou CPF do responsável. É também muito importante que o site informe o endereço físico da empresa, bem como se ela tem algum canal de atendimento ao consumidor (SAC). “Veja se o site possui os requisitos mínimos de segurança. A instalação de programas de antivírus e o firewall no computador auxilia a realizar uma compra segura. Estes softwares impedem a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados. Orienta-se que as compras não sejam realizadas em computadores públicos, como em lan houses e cyber cafés, pois pode ser que estes não estejam adequadamente protegidos”, complementa o Procon. Compras por impulsoPedro Queiroz, do DPDC, acrescenta ser importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço, evitando que a compra seja feita à base do impulso. Vale sempre se perguntar se a compra está sendo feita por uma “vontade”, em geral passageira, ou por necessidade. Vale também ficar atento para não cair em tentações a partir de frases publicitárias como “oportunidade única” ou “é só hoje!”, porque eventos como black friday acontecem em outras épocas do ano - como nas queimas de estoque e em liquidações, principalmente após as festas de fim de ano. “O consumidor deve pesquisar bastante antes o produto ou serviço que deseja ou precisa contratar. Há formas de comparar preços em sites de pesquisa. Há órgãos de defesa do consumidor que também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados. Assim, o consumidor deve se informar sobre a reputação da loja que pretende comprar, se o site tem conexões seguras para proteção de dados e deve guardar todos os registros de compras”, complementa o diretor do DPDC. Dicas para as compras onlinePara que a promoção imperdível da black friday não se torne um pesadelo, o gerente de Segurança da Certisign, Oscar Zuccarelli, sugere aos consumidores uma atenção redobrada aos sites de compras. A principal dica é justamente a importância de se observar a aparência do site antes de inserir qualquer informação, para saber se a loja virtual é mesmo verdadeira. "Hoje em dia o que os golpistas têm feito é buscar nome de domínios parecidos com os nomes originais de uma loja virtual, com pequenas variações para que possa confundir o usuário. É preciso ter certeza se aquele certificado digital está associado a um site verdadeiro e, para isso, basta verificar a existência daquele símbolo de cadeado na barra de endereço do site. Esse certificado digital significa que a comunicação estará criptografada e, portanto, protegida em relação aos dados informados", explica. Os e-commerces verdadeiros são protegidos por um Certificado Digital SSL, que garante uma navegação segura e a autenticidade do site. Para checar a presença deste protocolo de segurança é preciso também conferir se o HTTP tem um S, portanto HTTPS, e depois clicar no cadeado na barra do navegador para ver se o SSL foi, de fato, emitido para a página em que você está navegando. O consumidor na internet também deve evitar ao máximo clicar em links recebidos por email ou pelas redes sociais, especialmente aqueles que mostram ofertas que pareçam irrecusáveis, os chamados phishings. "Não clique no link, e digite o endereço do site diretamente na barra de endereços para verificar a autenticidade daquela informação", acrescenta Zucarelli. Além dos cuidados com a aparência das lojas virtuais e com anúncios recebido por email, SMS ou redes sociais, o especialista recomenda manter sempre um antivírus instalado e atualizado nos dispositivos usados para navegação, que muitas vezes são capazes de deter tentativas de invasão por parte de golpistas na internet. Denúncias via ProconO Procon reforça que está aberto para ajudar a todos consumidores, para casos como o não cumprimento de ofertas; publicidade enganosa; prática abusiva ou qualquer outro desrespeito ao direito do consumidor – algo que, segundo o órgão, pode acontecer até mesmo com os consumidores mais cautelosos, que seguem todas as dicas apresentadas pelos especialistas. As denúncias podem ser apresentadas diretamente aos Procons em seus postos de atendimento localizados em todas unidades federativas. Fonte: JL/Agência Brasil
TODAS AS NOTÍCIAS DO PORTAL
27/01/21, 17:01 | INVESTIGAÇÃO - Exclusivo: Padaria que vendeu mais de R$ 8 milhões de bombons ao governo Bolsonaro tem contratos com Exército
27/01/21, 16:21 | GERAL - Governo convoca 96 profissionais aprovados em concurso para Polícia Civil 27/01/21, 16:04 | ECONOMIA - Sentimento de “traição” com aumento do diesel impulsiona greve dos caminhoneiros 27/01/21, 15:57 | ECONOMIA - “Apelamos a caminhoneiros que não façam greve”, diz Bolsonaro 27/01/21, 15:41 | POLÍTICA - Deputado bolsonarista Daniel Silveira é retirado de voo por não usar máscara 27/01/21, 15:38 | POLÍTICA - Ex-ministros do Meio Ambiente pedem ajuda de países europeus à Amazônia 27/01/21, 11:15 | PANDEMIA - Surto de covid: dez jogadores do Corinthians testam positivo 27/01/21, 11:11 | POLÍTICA - Professores de Direito obtêm 700 assinaturas pelo impeachment de Bolsonaro 27/01/21, 11:06 | CRIME - Ministério Público investiga Pazuello por improbidade administrativa em caos sanitário no Amazonas 27/01/21, 11:02 | DENÚNCIA - Empresa que faturou R$ 37 milhões com governo Bolsonaro nega venda milionária de leite condensado 26/01/21, 21:26 | PANDEMIA - Coronavírus infectou mais de 100 milhões de pessoas no mundo 26/01/21, 21:20 | POLÍTICA - Cristãos pedem impeachment e Bolsonaro levanta quadro de Jesus Cristo com deboche 26/01/21, 20:37 | ECONOMIA - Gasolina sobe outra vez e só neste ano de 2021 acumula 13,4% de aumento 26/01/21, 20:30 | POLÍTICA - Ameaça de impeachment faz Bolsonaro defender vacinação 26/01/21, 15:17 | PANDEMIA - Após desestimular a vacinação, Bolsonaro agora diz que ela ajudará economia 26/01/21, 15:09 | ECONOMIA - Petrobras sobe preço da gasolina pela 2ª vez este ano; diesel também aumenta 26/01/21, 14:59 | DENÚNCIA - Mais de R$ 1,8 bilhão em compras: “carrinho” do governo federal tem de sagu a chicletes 26/01/21, 14:55 | SAÚDE - OMS emite nova diretriz para tratamento de pacientes de covid-19 26/01/21, 14:43 | POLÍTICA - Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas 26/01/21, 07:55 | ANIVERSÁRIO - Jornal Luzilândia completa 15 anos de fundação neste 26 de janeiro de 2021 25/01/21, 17:20 | PANDEMIA - São Paulo inaugura memorial em homenagem às vítimas da covid-19 25/01/21, 17:16 | POLÍTICA - “Presidentes foram desrespeitosamente presos por menos”, diz Kalil sobre gestão de Bolsonaro durante pandemia 25/01/21, 17:10 | ACIDENTE - Acidente com ônibus causa 14 mortes e deixa 32 feridos em rodovia do Paraná 25/01/21, 16:54 | INTERNACIONAL - Jornal francês Le Monde destaca participação inédita de eleitores de Bolsonaro nas manifestações por impeachment 24/01/21, 20:19 | POLÍTICA - Movimentos de direita fazem carreatas contra Bolsonaro em São Paulo e Rio 24/01/21, 20:15 | PANDEMIA - Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca 24/01/21, 20:09 | ESPORTE - Flamengo perde para Athletico-PR; Internacional dispara na liderança 24/01/21, 20:07 | EDUCAÇÃO - TV Brasil: professores fazem correção da prova ao vivo no Caiu no Enem 24/01/21, 19:57 | POLÍTICA - Carreatas contra Bolsonaro aconteceram em todas as capitais do Brasil; confira 24/01/21, 19:52 | LUTO - Pelé lamenta acidente aéreo do Palmas FR: “domingo triste para o futebol brasileiro” « Anterior 1 - 30 | 31 - 60 | 61 - 90 | 91 - 120 | 121 - 150 | 151 - 180 | 181 - 210 | 211 - 240 | 241 - 270 | 271 - 300 Próximo »
|